E, quando entregarem vocês, não se preocupem quanto a como ou o que irão falar, porque, naquela hora, lhes será concedido o que vocês dirão. Mateus 10:19
Timidez não é pecado. Eu sei que, dependendo da versão bíblica, há vários versículos condenando os tímidos, como por exemplo Apocalipse 21:8, que diz que os tímidos não serão salvos. É uma pena que uma tradução imprecisa possa potencializar o preconceito contra um tipo de personalidade que não tem nada a ver com defeito de caráter.
O termo grego deiloi, que aparece nessas passagens, seria melhor traduzido por covardes, e não tímidos. E não se trata de pessoas com medos comuns, mas sim daqueles que se acovardam diante da guerra ou de um dilema ético, abandonando amigos para salvar a própria pele.
Portanto, se você é uma pessoa tímida, essas passagens não falam de você. Pelo contrário, sua timidez pode ser um instrumento nas mãos de Deus. Não é por menos que grandes pregadores do evangelho eram pessoas extremamente tímidas.
Li, certa vez, o livro O Poder dos Quietos, de Susan Cain. Nessa obra, a autora fala sobre os desafios e vantagens das pessoas com esse perfil e apresenta dicas de como lidar com ele. Acredite se quiser, em muitas situações, os tímidos levam vantagem sobre os extrovertidos.
Conta-se que Tomás de Aquino era um sujeito gordo e muito reservado. Naquele tempo, ou seja, na Idade Média, já se faziam piadas sobre a timidez e a constituição física de uma pessoa. Os colegas de seminário o apelidaram de “boi mudo”, e Aquino teve que conviver por muito tempo
com esse apelido pejorativo.
Foi em meio a um momento de deboche que seu professor e amigo, Alberto Magno, disse acerca dele: “Podem rir à vontade, pois quando esse que vocês chamam de boi mudo resolver mugir, o mundo é que ficará calado.”
Nada como o tempo para revelar algumas verdades. Desconheço o nome dos detratores de Aquino, mas seus escritos de Teologia foram matéria obrigatória em meu curso de mestrado. Ainda que eu discorde de muitos de seus ensinos, uma coisa admito: os piadistas eloquentes se calaram, mas o tímido continuou falando. Seu mugido ressoa até hoje. Portanto, se você é tímido, saiba que Deus pode usar você também.